Os pelos faciais possuem uma grande importância para muitos homens, como uma forma de expressão de status e imponência. Você já deve ter se perguntado os motivos que fazem da barba ser cultivada com tanto apreço. Mas quais as vantagens de uma barba se crianças, mulheres e diversos homens são felizes sem ela?

A barba segundo a Biologia

Os folículos capilares da região da mandíbula são estimulados pelo DHT, um hormônio produzido pela testosterona. Dessa forma, ele se torna responsável por muitas funções masculinas, sendo amplamente conhecido por proporcionar o crescimento da barba no rosto. Apesar de as mulheres também contarem com a testosterona, a presença dele é baixíssima no corpo feminino, transfigurando-se como um atributo masculino, na prática.

Os hormônios desempenham diferentes funções biológicas – o cérebro é quem comanda e regula a sua produção em áreas específicas do corpo, contribuindo no funcionamento, equilíbrio e manutenção dos órgãos e sistemas.

Testosterona ou genética?

Conhecida por ser responsável por diversas características masculinas, a testosterona contribui para o crescimento de pelos no corpo (incluindo rosto, costas, peito, braços e pernas), bem como para o desenvolvimento da musculatura e das cordas vocais.

Imagem: Gursimrat Ganda – Unsplash

Por outro lado, vale ressaltar que muitos homens podem ter uma produção saudável de testosterona e, ainda assim, não desenvolver uma barba cheia e bem definida. Contudo, isso provavelmente é consequência da genética, que nada mais é do que a combinação de cromossomos das gerações anteriores da pessoa.

Como a grande maioria dos homens possui o mesmo nível de testosterona, o que vai garantir – de fato – o forte crescimento de pelos faciais é a forma em que ele é convertido em DHT. E essa conversão é muito influenciada pela genética.

A barba segundo a História

As questões biológicas que proporcionam o crescimento da barba nos homens já são pesquisadas há séculos, e ela já é uma marca na humanidade desde então – entretanto, ela tem diferentes significados para cada sociedade e época em que o rosto barbudo é um estilo na moda.

Na Grécia Antiga, por exemplo, a barba era muito associada aos sábios, estudiosos e filósofos, como uma referência ao poder do conhecimento. Para outros povos da antiguidade, as barbas bem cuidadas faziam alusão a algumas características comuns à nobreza, como a valentia e a bravura. Por fim, nos tempos mais modernos e atuais, as barbas são um símbolo estiloso e também fazem relação a características sexuais fortes, o que nos leva ao próximo tópico.

A importância da barba na vida dos homens

Em especial no Brasil, os homens que contemplam barbas cheias e grossas recebem o rótulo de indivíduos mais fortes e dominantes, sendo esta uma das principais razões que justificam o porquê de a barba ser tão desejada por eles desde a adolescência.

Imagem: Franciele da Silva – Unsplash

Segundo estudos realizados, como um feito recentemente pela Universidade de Queensland, a maior parte das mulheres avalia os homens barbudos como mais atraentes, além de mais viris e maduros. No entanto, é verdade que elas também preferem aqueles que deixam os fios bem cuidados, ou seja, é importante dar a devida atenção aos pelos, utilizando os melhores produtos e ferramentas para barba, higienizando e hidratando frequentemente, entre outros cuidados.

Caso você deseje ter uma barba que combine com o seu rosto e o seu estilo, marque um horário na barbearia. O barbeiro conversará com você e indicará as melhores opções de acordo com o formato do seu rosto, sua rotina diária, a manutenção e os produtos, entre outros fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *