Cuidar da barba é uma tarefa estética de rotina na vida de muitos homens e, por conta disso, é comum também que apareçam diversas dúvidas, como qual a melhor ferramenta para usar na hora de ajeitar a barba. Se você não sabe se deve utilizar uma escova ou um pente para sua barba, a missão deste artigo é lhe ajudar a escolher a melhor opção entre elas.

Para quais finalidades são utilizados o pente e a escova?

Uma pergunta muito comum entre os homens barbudos é se existe algum problema em usar escova e pente ao mesmo tempo. Na prática, a utilização de ambos permite que você obtenha todos os benefícios que cada um pode oferecer.

Imagem: Ludwig Willimann – Pixabay

Em geral, utilize um pente antes da escova, pois ele irá desembaraçar e estilizar sua barba — caso ela seja comprida. A escova, por sua vez, irá adicionar os toques finais e “modelar” o penteado, ajudando a manter ele no lugar para o restante do dia.

Vantagens de escovar a barba

O principal benefício de uma escova de cerdas é que ela irá condicionar sua barba. Além disso, ela também é boa para a limpeza dos pelos, considerando que atinge todos os níveis da barba e proporciona uma escovação eficaz e uniforme.

É válido ressaltar que escovar a barba todos os dias irá “ajustar” seus folículos para que os pelos cresçam na direção desejada. Por exemplo, ao acordar pela manhã e se deparar com os pelos bagunçados, cada um para um lado diferente, a solução é escová-los constantemente para a direção que você quiser, ajudando a resolver esse problema com o tempo.

Por último, mas não menos importante, ao longo do tempo a escova passa a evitar o acúmulo excessivo de sebo na raiz do cabelo, deixando sua barba menos seca e reduzindo a irritação na pele e o surgimento de acne.

Vantagens de pentear a barba

Após sua barba crescer um pouco mais, e deixar de ser rasa, você poderá utilizar um pente. Enquanto os pelos não crescem o suficiente para pentear, o ideal é utilizar uma escova de cerdas para ajustá-los.

O pente é a ferramenta perfeita para desembaraçar os pelos faciais, além de estilizá-los. Apesar de não fazer o mesmo efeito em barbas curtas, o pente possibilita modelar e endireitar as barbas mais compridas após a aplicação do óleo especial para barba.

Além disso, essa ferramenta também é útil para aparar a barba com uma tesoura, afinal, promove maior precisão e controle dos pelos para esse tipo de tarefa.

Cuidado com o material do pente

Os pentes são mais populares entre os barbudos, e não faltam opções e modelos no mercado. Contudo, é importante ficar atento para os materiais utilizados na confecção do pente, pois nem todos são recomendados. Apesar de serem mais baratos e fáceis de encontrar, os pentes de plástico são prejudiciais à saúde, visto que o processo pelo qual são feitos deixa resíduos nos pontos de costura do molde.

Por serem moldados por injeção, os pentes de plástico costumam ter excesso de plástico em sua composição. Dessa forma, é possível observar alguns pedaços afiados e pontos salientes que podem causar pontas duplas e cabelos quebrados ou arrancados no momento de pentear a barba.

De modo geral, os pentes de borracha são considerados a melhor opção dentre as tantas outras, como metal e plástico. Isso porque eles são bem mais macios e, normalmente, vulcanizados — o que os torna mais resistentes a produtos químicos aplicados na barba. Além disso, os pentes de borracha são muitas vezes cortados, aparados e polidos à mão, proporcionando maior qualidade ao produto.

E quanto ao material da escova?

A variedade de modelos de escova é ainda maior que a de pentes, o que dificulta a comparação entre seus tipos. No entanto, vale ressaltar qual a melhor: a escova de cabelo de fibra natural.

As fibras naturais permitem uma melhor distribuição de sebo (óleo natural de cabelo), contribuindo para nutrir a barba de forma natural. Ao escová-la, é feita uma massagem à pele, aumentando o fluxo sanguíneo para os folículos. Essa prática também ajuda a estimular e fortalecer esses folículos, bem como limpar os pelos da sujeira que se acumula na pele no decorrer do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *