Descubra os 7 erros mais comuns do barbear

Cuidar da pele é também uma forma de arte. No entanto, essa prática requer bastante cautela e concentração para que possa dominar sua rotina, pois pode ser fácil cometer um erro que custe um novo corte. Além disso, um pequeno erro ao barbear é o suficiente para afetar sua pele e tornar o crescimento de pelos menos saudável.

Deseja fazer a barba perfeitamente e prezar a saúde da sua pele facial? Veja a seguir os 7 erros mais comuns do barbear e saiba como contorná-los.

1- Lavagem do rosto com água fria

Como muitos homens fazem a barba com pressa, muitas vezes acabam não prestando atenção a uma das partes mais importantes do ato de barbear: a água. É comum que as pessoas lavem o rosto com água fria ou gelada antes de começar o ritual, enquanto o correto é justamente o oposto.

Imagem: freepic.diller – Freepik

A água fria mantém os poros do rosto fechados e, portanto, mantém os germes e os folículos capilares presos. Isso significa que esses pelos que ainda estão presos nos poros são extremamente difíceis de serem removidos pelas navalhas. Em vez disso, realize sempre a lavagem com água morna ou quente, contribuindo para abrir os poros e deixar uma superfície melhor para que o barbear seja mais preciso e eficaz.

2- Falta de cuidados de higiene e lubrificação da pele

Um barbear correto e seguro deve ser realizado sempre com os devidos cuidados de higiene. Antes de qualquer coisa, fique atento para os produtos pelos quais irão lubrificar sua pele, pois alguns deles podem entupir a lâmina de barbear, como as espumas dos cremes. Para evitar isso, procure no mercado por cremes que possuam foco na hidratação.

Também não cometa o erro de raspar a barba sem a utilização desses produtos. Sem eles, o risco de inflamações e irritações à pele aumenta consideravelmente. Em relação às lâminas de barbear, pesquise por aquelas que irão proporcionar um melhor corte e não deixarão sua pele prejudicada. Além de mercados ou farmácias, considere a busca por empresas on-line que também ofereçam um bom fator de conveniência.

3- Barbear contra a corrente

Uma das dúvidas mais comuns sobre barbear é a forma como se deve barbear o rosto. Para começar, descubra de que maneira seus pelos crescem, simplesmente passando os dedos em diferentes direções de sua barba para identificar qual é aquela em que os pelos fluem.

Imagem: Supply – Unsplash

Desse modo, realize o barbear no mesmo sentido em que os pelos crescem, reduzindo os riscos de irritação à pele e outros problemas. Ao barbear no sentido contrário ao nascimento dos pelos, também é possível causar inflamações e provocar o crescimento de pelos encravados.

4- Insistir no uso de lâminas desgastadas e velhas

Este é outro hábito comum na vida de muitos homens: insistir em lâminas que já se encontram velhas e quase cegas para o barbear. É fundamental trocar a lâmina do aparelho de barbear assim que notar que a fita lubrificante está gasta e/ou a lâmina já não está mais tão afiada como deveria.

Além de provocar irritações à pele, a prática de utilizar lâminas “vencidas” pode aumentar o risco de cortes durante o barbear, visto que exigem maior força contra a pele para cortar os pelos.

5- Utilizar força bruta

Quanto mais forte você passar a lâmina de barbear contra a pele, mais desigual ficará sua superfície, afinal, a utilização de pressão pode criar buracos onde a lâmina acaba caindo. Lembre-se de sempre pegar leve ao realizar o procedimento de barbear.

6- Não raspar pelos isolados ou esquecer do pescoço

Por conta dos cremes de barbear, a visualização daquilo que está barbeando acaba se tornando mais complicada. Portanto, após passar o produto lubrificante, raspar e enxaguar a pele, dê uma averiguada nos mínimos detalhes para que possa perceber caso tenha passado reto em algum ponto. Vale ressaltar que caso você não dê uma boa conferida no espelho, possivelmente deixará alguns tufos avulsos de barba na região do pescoço.

Imagem: Drobotdean – Freepik

7- Utilizar produtos pós-barba com álcool

Os pelos são a camada mais externa de células e, ao raspá-los, você está expondo sua pele. Por esse motivo, não utilize produtos pós-barba que contenham álcool, pois eles ressecam a pele em vez de protegê-la. Para isso, priorize os produtos que sejam produzidos à base de óleos naturais e que de fato protegem a pele.

Cuidar da pele é imprescindível, sendo assim, aposte nos produtos ideais, corrija os erros listados e conquiste uma pele lisa e saudável após o barbear!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *