Seja em produções caseiras ou fabris, a esterilização das garrafas é um processo que jamais deve ser ignorado. Em especial aos cervejeiros iniciantes, é comum surgirem algumas dúvidas sobre quais as medidas apropriadas para higienizar esses itens, já que basta um descuido para perder toda a bebida.

Mas por que utilizar garrafas para envasar cerveja? Na prática, elas acabam apresentando um melhor custo-benefício nas produções artesanais. Além da maior facilidade de serem transportadas e armazenadas, elas também são versáteis e reutilizáveis, possuem preços mais acessíveis e são mais facilmente encontradas à venda.

Imagem: freepik / br.freepik.com

Kit de limpeza

A montagem de um kit de limpeza é fundamental para facilitar o processo de esterilização das garrafas, devendo ser ser providenciado sempre com antecedência para evitar a perda de tempo nas próximas vezes que precisar realizar essas tarefas. Entre os itens necessários, estão:

  • detergente neutro;
  • água potável, limpa e filtrada;
  • sanitizante ou álcool 70%;
  • furadeira elétrica;
  • escova com haste adaptada para ser conectada à furadeira.

Vale ressaltar que é imprescindível a utilização de acessórios de proteção – como luvas, máscara e touca para cabelo – no momento da limpeza, bem como certificar-se de que o ambiente escolhido esteja completamente limpo.

Como fazer?

Com o auxílio de um funil, encha as garrafas com água quente com detergente e deixe-as descansando por volta de duas horas. Na sequência, a escova deve ser esterilizada em um recipiente de aço inox antes de ser encaixada na furadeira, portanto, coloque ela na água e deixe no fogo fervendo por 15 minutos.

Imagem: Manfred Richter / Pixabay

Agora, encaixe a escova com a sua haste na furadeira e ligue o equipamento. Você perceberá que a escova conseguirá alcançar o fundo das garrafas (e isso é ótimo, pois este local costuma acumular muitos resíduos). Sendo assim, faça com que a escova atinja todos os locais possíveis do interior de cada garrafa.

Após limpar todas as garrafas, enxague-as com água limpa e filtrada pelo menos três vezes – até garantir que não há mais resíduos de detergente nos recipientes.

A última etapa será a sanitização das garrafas, e um produto muito recomendado para isso é o ácido peracético (PAC 200), uma vez que é muito eficiente em fazer com que os utensílios cervejeiros fiquem totalmente livres de microrganismos que podem prejudicar a bebida.

Comece seguindo as indicações na embalagem do produto e repita o procedimento algumas vezes para confirmar que os recipientes estão sanitizados de maneira adequada. O ideal é mergulhar as garrafas em uma solução diluída com o produto e deixá-las descansando por pelo menos 1 hora, caso precise envasar a cerveja no mesmo dia – mas se tiver tempo livre, prefira deixar os recipientes cheios de sanitizante de um dia para o outro em um local limpo e sem iluminação.

Imagem: Reprodução / Internet

Em seguida, jogue o líquido fora e enxague cada garrafa para remover os resquícios dos sanitizantes. O último passo será deixá-las secando, e para esse fim existem opções muito úteis que podem garantir que nada toque dentro ou na boca deles, como o escorredor da foto acima.

O escorredor de garrafas pode ser encontrado com facilidade na internet e em lojas especializadas em utensílios cervejeiros. Há também outros modelos um pouco mais caros, como aqueles em formato de empilhadeira – que suspendem os recipientes pelo lado de fora do gargalo e permitem que o processo de secagem seja mais rápido e prático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *