Disponíveis há bastante tempo no mercado brasileiro, as cervejas sem álcool podem ser uma ótima opção para quem procura por alimentos e bebidas que possam impactar positivamente na saúde. Saborosas e refrescantes como as versões alcoólicas, elas também são uma boa pedida para quem não pode ingerir álcool e não quer passar vontade com os amigos no bar.

O que muitas pessoas não sabem é que as cervejas sem álcool são produzidas, geralmente, com os mesmos componentes de uma cerveja comum – basicamente, uma combinação de água, malte, cereais não maltados e lúpulo. Na prática, a principal diferença para uma cerveja comum é justamente a falta da substância alcoólica, que é removida durante o processo de fabricação (por destilação a vácuo) ou nem sequer é produzida o suficiente. Neste segundo caso, a técnica da fermentação interrompida é uma maneira de obter algumas características da cerveja sem formar uma quantidade considerável de álcool.

Confira a seguir os principais benefícios da cerveja sem álcool.

1- Atua como bebida isotônica e antioxidante

Por conta do lúpulo, planta com compostos naturais com grande fator antioxidante, a cerveja sem álcool acaba neutralizando os radicais livres produzidos pelas células humanas que são responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Desse modo, o consumo regular de antioxidantes é uma ótima forma de evitar ou adiar o surgimento de diversas doenças, bem como a queda metabólica.

O fator antioxidante, junto à presença de vitaminas e minerais, torna a cerveja sem álcool mais uma opção de bebida isotônica, de baixa caloria e rica em carboidratos para proporcionar a energia necessária para realizar treinamentos físicos (ou pós-treinos).

Imagem: denis slogar – FreeImages

2- É um combo de vitamina B, cálcio, potássio e polifenóis

Além de repor a água perdida pelo organismo, a cerveja sem álcool costuma ser rica em vitamina B, contribuindo diretamente na formação dos glóbulos vermelhos e na construção do DNA. Da mesma forma, ela também conta com cálcio e potássio – que são benignos para os ossos e músculos do corpo.

Outra presença abundante na cerveja sem álcool é a dos polifenóis, que são identificados como substâncias de rápida absorção e com habilidade de elevar a capacidade antioxidante do organismo. Isso significa que o consumo moderado de cerveja sem álcool auxilia no combate a dores musculares e inflamações.

3- Segundo o Inmetro, não influencia no teste do bafômetro

Em julho de 2015, uma pesquisa realizada pelo Inmetro obteve a seguinte conclusão: a ingestão moderada de cervejas consideradas não alcoólicas – isto é, com até 0,4% de teor alcoólico – não impacta no teste do bafômetro.

Durante a análise, houve a participação de homens e mulheres com perfis variados de consumo de álcool, onde o resultado após 15 e 30 minutos de ingestão de 700 ml de cerveja sem álcool não obteve variações – permanecendo 0,0 mg/l em todos os sopros.

4- Possui o mesmo efeito de prazer que a cerveja comum

Apesar da falta dos efeitos alcoólicos, as cervejas sem álcool não deixam de ser prazerosas aos apreciadores da bebida. Ao menos, essa é uma conclusão obtida por alguns cientistas em um estudo aplicado em dezenas de voluntários, e publicado na revista Neuropsychopharmacolog. Nele, foi constatado que o gosto da cerveja pode ser o suficiente para desencadear a liberação de dopamina, provocando a sensação de prazer.

Imagem: Izhak Agency – Unsplash

Levando em consideração os benefícios citados no artigo, pode-se concluir que a cerveja sem álcool não deixa a desejar. Dessa forma, ela se torna uma ótima maneira de matar a vontade da “gelada” em diversas situações – caso você vá dirigir; está tomando medicamentos; está grávida; fez promessa; está em dieta restritiva; etc.

2 Comentários

  1. Não pode causar cirrose como a cerveja com álcool

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *