No mundo cervejeiro, o lúpulo tem um papel especial entre as composições da bebida. Além de água, malte e levedura, a cerveja também recebe em sua formulação essa planta responsável por conferir o amargor e o aroma da produto final.

Como há diversos tipos de cerveja, é normal que em cada um deles haja uma diferenciação da forma de utilização do lúpulo, afinal, a quantidade e sua característica são fatores responsáveis por definir o aroma e o sabor da cerveja.

A importância do lúpulo na cerveja

Oriundo da planta fêmea Humulus lupulus, o lúpulo é como a espinha dorsal da cerveja. Além de equilibrar o dulçor natural do malte, ele também é um antioxidante natural, atuando no combate à ação de radicais livres. Além disso, alguns de seus componentes possuem efeito bactericida, promovendo à cerveja uma certa hostilidade às bactérias causadoras de doenças.

Imagem: RitaE – Pixabay

E não para por aí! O lúpulo também é um dos responsáveis pela formação de espuma para a cerveja, visto que alguns dos compostos da planta apresentam propriedades específicas para que sejam garantidos o volume e a estabilidade da estrutura da espuma.

O cultivo do lúpulo

Apesar de a importação ser a principal forma de obtenção da planta do lúpulo para produzir a cerveja, ela também é cultivada por alguns produtores no Brasil. No entanto, ela necessita de algumas características específicas de clima para que sua produção possa ser realizada em grande escala, e com boa qualidade. Por conta disso, a Alemanha e os Estados Unidos se tornaram responsáveis por mais de 66% do lúpulo produzido no mundo.

Cultivada desde o século VIII, a planta do lúpulo tinha a utilidade de fornecer as propriedades medicinais relaxantes e típicas desse vegetal. Ela já chegou a ser aplicada na fabricação de cordas e papel — mas na atualidade sua principal função se dá na produção de cerveja.

A inserção do lúpulo na cerveja

Por fim, o lúpulo também é muito utilizado por meio da inserção a seco na maturação, fermentação ou envase da cerveja. Para proporcionar o aroma mais fresco e marcante na cerveja, o lúpulo é introduzido diretamente na bebida (ou através de uma bolsa para ser retirado posteriormente). Este procedimento leva em média 3 ou 4 dias.

Imagem: Tibor Janosi Mozes – Pixabay

Em relação à quantidade de lúpulo no processo de produção da cerveja, a média da maioria das cervejarias está entre 2 a 8 gramas de lúpulo por litro da bebida. Para produzir em casa, começar com 3 gramas de lúpulo por litro de cerveja é o suficiente para obter um resultado razoável, além de apresentar um parâmetro para elevar ou reduzir a quantidade nas próximas vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *