Tatuagens visíveis no corpo têm sido vistas como um tabu no local de trabalho por muitas décadas, sendo chamadas até de “barreiras de trabalho”. No entanto, na atmosfera cada vez mais inclusiva da atualidade, muitos se perguntam se as tatuagens no ambiente de trabalho ainda são um grande problema.

Embora as tatuagens visíveis não sejam adotadas por todos no mercado de trabalho, pesquisas e enquetes recentes concluíram que cerca de 1/3 das empresas não veem mais problemas com os funcionários que praticam essa arte corporal permanente. O estudo também mostrou uma nova aceitação em relação a cores de cabelo não naturais e roupas mais casuais.

Apesar de que esta seja uma excelente notícia para quem possui tatuagens e piercings visíveis, ainda há progresso a ser feito. A pesquisa atual também revelou que as tatuagens visíveis tiveram um certo efeito negativo aos indivíduos que estão sendo contratados, visto que há indústrias que acreditam que os clientes se afastem por conta da arte corporal.

Posso ser contratado com tatuagens visíveis?

A resposta para essa pergunta é bem fácil — sim, você pode ser contratado com tatuagens visíveis. Mas há muitos fatores a serem considerados antes de se comprometer com determinados locais de tatuagem, assunto ou setores específicos. Se você está pensando em fazer sua primeira tatuagem ou já se decidiu, é importante entender a “atmosfera” atual do mercado de trabalho em relação a tatuagens visíveis, piercings e estilos alternativos de roupas.

No passado, a empresa global de recursos humanos Accountemps conduziu uma pesquisa entre empregadores e descobriu que 1 em cada 3 gerentes de contratação não encontrou problemas com tatuagens visíveis, piercings ou cores de cabelo não naturais. Surpreendentemente, as tatuagens eram consideradas muito mais apropriadas no local de trabalho do que posicionamentos políticos expostos, música tocada em volume alto e streaming de eventos esportivos no trabalho. 59% dos gerentes que participaram da pesquisa afirmaram que sentiam que as tatuagens visíveis haviam se tornado mais aceitáveis por conta dos “padrões sociais mais flexíveis”, enquanto a outra parte deles afirma que a entrada de profissionais mais jovens no mercado ajudou a criar a mudança.

Coisas a considerar antes de fazer uma tatuagem

Apesar de o local de trabalho estar cada vez mais aberto às tatuagens, ainda há fatores a serem considerados ao decidir fazer uma tatuagem. Um deles é a região do corpo em que será tatuada. Caso você esteja pensando em tatuar o rosto, pescoço ou mãos, é importante entender que essas tatuagens ainda são consideradas radicais para alguns empregadores, e você pode ter dificuldade em ser aceito em ambientes de trabalho corporativos ou relacionados a serviços. Normalmente, os trabalhos que giram em torno de interações frente a frente com o cliente serão os mais rígidos quando se trata de tatuagens “agressivas”, portanto, certifique-se de que compreende os possíveis riscos e consequências.

Além do posicionamento da tattoo, também é importante pensar sobre o tema específico, a imagem e o conteúdo de sua tatuagem visível. Por exemplo, um empregador pode ser tolerante quando se trata de tatuagens visíveis de flores, retratos de animais de estimação ou recriações de arte, mas talvez não permitirá nenhuma tatuagem visível que retrate violência, sexualidade gráfica ou palavrões. Se você está considerando um desenho pervertido ou ofensivo, não estamos aqui para impedi-lo! Apenas certifique-se de ter cuidado ao posicionamento da arte para que não fique visível em seu ambiente de trabalho.

Imagem: Pexels – Pixabay

Trabalhos e indústrias amigáveis para tatuagem

Embora as tatuagens não sejam incentivadas em todos os segmentos do mercado de trabalho, há muitas carreiras em que ser tatuado de forma visível não afetará seu emprego. Se você já está com o corpo coberto de tatuagens ou está apenas pensando em seu primeiro desenho, listamos as indústrias e carreiras mais positivas para as tattoos para ajudá-lo em sua jornada.

Indústrias criativas para pessoas tatuadas

Da arte da maquiagem à escrita on-line e design gráfico, aqueles que são pagos para serem criativos têm, geralmente, a liberdade de exibir tatuagens mais visíveis. Então, se você está interessado em uma carreira em marketing digital, produção de palco, gerenciamento de música, moda ou qualquer coisa relacionada a beleza e tendências, é provável que seu trabalho seja muito mais tranquilo e agradável quando se trata de arte corporal visível.

Principais empregos criativos para pessoas tatuadas:

  • Designer gráfico, decorador de interiores, gerente de palco, artista, artista de palco, cosmetologista, escritor, estilista, tatuador, editor de filme, profissional de marketing, produtor musical, entre outros.
Imagem: Matheus Ferrero – Unsplash

Empregos na indústria de trabalho e comércio qualificado para pessoas tatuadas

Se você está considerando a possibilidade de trabalhar com serviços de encanamento ou carpintaria, trabalhos elétricos, entre outros da categoria, tenha certeza de que os empregadores são mais “relaxados” sobre os funcionários que ostentam tatuagens visíveis. Muitas dessas carreiras oferecem aos indivíduos um pagamento decente, permitindo-lhes usar roupas mais casuais e exibir sua arte corporal.

Principais empregos qualificados em comércio e mão-de-obra para pessoas tatuadas:

  • Carpinteiro, pedreiro, encanador, eletricista, trabalhador da construção civil, operador de guindaste, engenheiro, ferreiro, maquinista, instalador de tubos, entre outros.
Imagem: eugene chystiakov – Pixabay

Empregos em alimentos, bebidas e restaurantes para pessoas tatuadas

Quando se trata de tattoos aparentes, um dos setores relacionados a serviços com maior aceitação continua sendo o de alimentos e bebidas. De restaurantes artísticos com garçons tatuados aos melhores chefs de todo o mundo, o reino de vinhos finos e jantares deliciosos sempre foi excepcionalmente acolhedor para aqueles com tatuagens.

Principais empregos em alimentos e bebidas para pessoas tatuadas:

  • Garçom, barman, vendedor ou representante de bebidas alcóolicas, sommelier, chef, cozinheiro e preparador de linha, barista, padeiro, açougueiro, entre outros.
Imagem: Free-Photos – Pixabay

Empregos remotos para pessoas tatuadas

Desde a disseminação do Coronavírus (COVID-19), muitos empregadores optaram por aumentar o número de posições remotas entre seus funcionários. Essa é uma tendência que tem sido inevitavelmente positiva para membros da comunidade tatuada. Trabalhar em casa oferece a liberdade de deixar suas tatuagens expostas 24 horas por dia, 7 dias por semana — esteja você escrevendo artigos para um blog, fazendo ligações de vendas ou projetando sites.

Principais empregos remotos para pessoas tatuadas:

  • Redator, editor de vídeos e textos, social media e gerente de mídia social, gerente de marketing digital, assistente de vendas, designer de videogames, programador de computador, desenvolvedor de softwares e sites, assistente virtual, recursos humanos, designer de UX/UI, entre outros.
Imagem: Luis Villasmil – Unsplash

Trabalhos focados na vida selvagem e na natureza para pessoas tatuadas

Se você sempre sonhou em trabalhar ao ar livre ou com animais, e também fazer tatuagens em seu corpo, você possui sorte! Muitas pessoas que sonham em trabalhar com a vida selvagem, silvicultura e animais domésticos podem exibir livremente suas tatuagens no trabalho.

Principais trabalhos focados na vida selvagem e na natureza para pessoas tatuadas:

  • Guarda florestal, veterinário, assistente de veterinário, tatuador, criador, treinador de animais, apicultor, jardineiro, pescador comercial, entre outros.
Imagem: Lucas Lenzi – Unsplash

Lembre-se de que esses não são os únicos segmentos e carreiras abertas às tatuagens aparentes. À medida que os estigmas em relação às tattoos vão desaparecendo, mais empresas estão decidindo contratar funcionários visivelmente tatuados, optando por valorizar o conjunto de habilidades e a experiência em relação aos padrões tradicionais de “vestimenta corporativa”.

Tatuagens e discriminação no local de trabalho

Se você possui tatuagens visíveis, provavelmente já considerou a possibilidade de um empregador decidir não contratá-lo por discriminação. Felizmente, em algumas áreas do mundo, como o Canadá, foram aprovadas leis para proteger funcionários e candidatos a emprego da discriminação com base em tatuagens visíveis. Embora isso tenha tido um efeito positivo nas tattoos no local de trabalho e ajudado na mudança de opiniões no sentido de serem aceitas, ainda existem muitos empregadores que optam por não contratar em razão das tatuagens à mostra. Infelizmente, é muito difícil provar que um empregador optou por não contratá-lo por causa de suas tatuagens, por isso é aconselhável sempre ter cuidado ao exibir tatuagens em entrevistas de emprego.

Sempre tenha em mente antes de se candidatar a um emprego que a colocação de suas tatuagens e o assunto em questão são frequentemente muito importantes quando se trata de conseguir e manter um emprego. Se você possui tatuagens que exibam imagens violentas, sexuais ou ofensivas, esteja ciente de que a maioria dos empregadores não tolerará isso. Se você sempre quis algumas artes vulgares ou atrevidas, ainda pode realizá-las, mas certifique-se de que elas nunca ficarão visíveis em um ambiente profissional.

Em países como os EUA e o Brasil, por exemplo, atualmente não há proteção legal concedida aos funcionários no que diz respeito a tatuagens e discriminação no local de trabalho. Portanto, caso você more em um destes países e planeja fazer uma tattoo, é importante encontrar um plano de carreira ou trabalho que aceite sua arte visível. Caso contrário, você poderá enfrentar uma potencial falta de emprego, assédio no local de trabalho e restrições severas.

Fonte: Tattoodo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *