Considerado um dos estilos de tatuagens mais antigos já criados, o blackwork é também um dos mais elegantes e versáteis. Em tradução livre, significa “trabalho em preto” e, como o próprio nome sugere, trata-se de uma arte corporal que torna exclusivas as tintas de cor preta.

Embora as tattoos blackwork tenham entrado de vez na moda com a ascensão das mídias sociais na internet, elas estão bem longe de ser inéditas. As primeiras tatuagens da história eram realizadas apenas com tinta preta, o que influenciou diretamente na valorização deste estilo de muitos séculos atrás e que vem evoluindo constantemente.

O início do blackwork

Com origem nas antigas tribos polinésias, as tatuagens blackwork eram uma forma de comunicar as identidades (como posições sociais e linhagens) e as crenças religiosas daquele povo, visto por eles como algo protetor e sagrado. Na época, essas tattoos eram compostas por símbolos e imagens minimalistas, com destaque para faixas e formas geométricas.

Imagem: Reprodução/Pinterest

No decorrer dos anos, o blackwork se mostrou popular entre a população ocidental, ganhando visibilidade de diversas culturas por meio de artes com significados e padrões estéticos totalmente diferentes daqueles tribais – no caso dos europeus, por exemplo, o estilo tornou-se moda entre marinheiros e mineiros de carvão, contudo, pessoas de todas as classes sociais passaram a optar por essas tattoos, e hoje em dia há estúdios do mundo inteiro buscando obter especialização no estilo blackwork.

Detalhes que incorporam o blackwork

O termo “blackwork” não faz mais referência apenas às tatuagens tribais, que foram pioneiras. Atualmente, diferentes estéticas passaram a constituir o estilo, como as artes escuras, ilustrativas e gráficas, as gravuras, os desenhos ornamentais, entre muitas outras.

Imagem: Reprodução/Pinterest

As artes em blackwork mais modernas costumam envolver principalmente traços de pontilhismo e geometria para formar imagens, exigindo ampla criatividade e detalhamento por parte dos artistas responsáveis pela criação das tattoos. Por outro lado, elas podem ser adaptadas a qualquer conceito e objeto, uma vez que a tinta preta possui uma determinada facilidade de clareza no design e fica bastante agradável e elegante em qualquer tom de pele.

Como as técnicas utilizadas no blackwork não focam muito em desenhos realistas e com significados, o estilo se caracteriza por realçar o próprio design da tatuagem e ter o abstrato como enfoque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *