A indústria de produtos e cosméticos está saturada com muitos itens diferentes para barba, e cada um possui uma finalidade. Apesar disso, é comum que haja muitas dúvidas sobre qual produto é melhor para determinado tipo de barba, e é aí que as pessoas tropeçam ao tentar escolher um.

Embora as respostas dessas perguntas estarem associadas à preferência pessoal, existem alguns fatores muito importantes que precisam ser considerados no momento de escolher um produto para a sua barba. Alguns desses fatores são o tipo de barba que você está mantendo e se você prefere uma barba visualmente mais brilhante ou mais tonificada.

São essas perguntas que devem ser lembradas ao escolher comprar um bálsamo, um óleo ou um modelador de barba. Para descobrir as respostas, continue lendo este artigo até o final.

Óleo de barba

O óleo de barba possui uma fórmula hidratante que ajuda no combate à caspa e à descamação da barba, agregando mais brilho aos fios, além de contribuir para diminuir a coceira e irritação durante o crescimento dos pelos faciais.

Sendo mais líquido que os outros produtos, o óleo é mais indicado para as barbas longas, embora também possa ser usado em barbas mais curtas, inclusive se precisarem de maior hidratação. Por conta da maior necessidade de hidratação que barbas mais compridas possuem, o óleo de barba acaba sendo a melhor opção para quem tem um barbão ressecado, afinal, ele devolve a hidratação necessária para o rosto e a pele sem dificuldades.

Para utilizar o óleo de barba, o ideal é contar com uma escova de cabelo ou pente de barba – passando pelos pelos de modo que distribua o óleo uniformemente por toda a barba. Apesar de sua aparência ser sutil, os óleos permitem barbas sedosas e lisas, sem que deixe uma textura grudenta como a de condicionadores e produtos de silicone.

Imagem: master1305 – br.freepik.com

Balm (ou bálsamo de barba)

O balm é um ótimo produto para gerar uma viscosidade mais alta em relação ao óleo de barba, bem como limpar, refrescar e tonificar a barba. Seu uso é útil para todos os tamanhos de barba, sendo eficaz por conta de sua textura mais próxima da pomada ou colônia sólida – por ela ser mais espessa e o líquido demorar um maior tempo para ser absorvido.

Pelo fato de ser mais leve, o balm pode ser utilizado todos os dias, após a lavagem do rosto com shampoo de barba ou sempre que precisar hidratar e refrescar rapidamente o rosto. É válido ressaltar que no mundo inteiro há algumas variações do bálsamo para barba: enquanto alguns são feitos à base de manteigas e óleos, para hidratar e modelar os pelos, outros são mais leves e menos gordurosos, podendo também refrescar e cuidar da pele do rosto.

Não causando oleosidade à pele, o balm é indicado para quem não curte manter a barba em dia devido às irritações na pele. Contornando este problema, o balm conta com poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem a pele, reduzindo irritações e coceiras para quem deseja aparar a barba com maior frequência.

Modelador de barba

O modelador de barba, como o próprio nome diz, é feito para promover uma fixação aos pelos faciais de forma moderada. Funcionando como um finalizador, ele proporcionará um formato à barba com um aspecto mais natural, ou seja, sem deixar os fios duros como um gel faz.

As barbas com aspecto mais desgrenhado e com pelos apontando para fora exigem eventuais cortes das pontas destes fios que costumam crescer mais rapidamente. No entanto, para pessoas que possuem o cotidiano acelerado, isto é, sem muito tempo para dedicar-se aos cuidados com a estética, o modelador de barba se torna uma excelente opção para resolver esta questão.

É comum que o modelador possua ingredientes similares aos do bálsamo e do óleo de barba, mas com um toque extra para evitar que aqueles fios fiquem apontando para fora da barba. Isso porque são utilizados polímeros especiais para dar esse “efeito memória” na aplicação do produto.

Imagem: @felipepelaquim – Unsplash

É importante lembrar que os homens com pelos faciais mais grossos, principalmente, não podem deixar de se barbear com gel, espuma ou creme, afinal, o contrário disso poderá causar um desconforto e resultados indesejados, além de irritação, coceira e feridas no rosto – pelo atrito entre a pele e o aparelho de barbear.

Caso ainda não tenha se decidido sobre qual produto comprar para a sua barba, é interessante comprar um de cada vez para testar e ver qual lhe deixará mais satisfeito no dia a dia, após um uso constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *