Em meio aos mais diversos tipos de cortes de cabelo, um dos que mais se destacam entre os homens é o undercut, tornando-se um estilo atemporal. Ele nada mais é do que uma releitura de alguns elementos punk da década de 70, onde muitos homens gostavam de fixar o cabelo para trás com parafina. No entanto, atualmente este estilo vem ganhando incrementos e tornando-se popular em todo o mundo, uma vez que possui bastante versatilidade e proporciona elegância à aparência.

Diferenciais do corte undercut

Uma das grandes vantagens que o undercut possui é ser perfeitamente adaptável a todos os tipos de fios de cabelo masculino – desde os lisos e finos até os crespos e grossos. Entre suas principais características, estão as laterais da cabeça mais baixas em relação à parte de cima que, por sua vez, costuma ter um tamanho médio ou grande.

Apesar de não ser um corte exclusivamente masculino, o undercut voltou à moda e se tornou uma febre desde que algumas celebridades adotaram o estilo, como David Beckham, Justin Timberlake e Justin Bieber. Apesar de ser similar ao estilo degradê, o undercut se diferencia pelas laterais da cabeça e a nuca com fios mais curtos, enquanto no degradê eles são mais longos e fazem uma junção mais suave com a parte de cima da cabeça.

Imagem: Jonas Svidras – Unsplash

Em termos de variações, o undercut é interessante por ter mais de uma versão ao redor do mundo. Enquanto há homens que preferem deixá-lo mais reduzido, combinando com barbas curtas e por fazer, outros optam por tê-lo um pouco mais longo e até mesmo com franja – tudo pode variar conforme o gosto pessoal, o tipo de cabelo e as influências de outros estilos e culturas.

O corte sendo colocado em prática

Para aderir ao undercut, é imprescindível procurar por um barbeiro ou cabeleireiro, afinal, somente eles poderão raspar as laterais da sua cabeça com eficiência e qualidade. No caso da parte de cima, o profissional poderá aparar o cabelo de acordo com o seu gosto – mas é importante que ele permaneça em tamanho médio ou grande para se adequar ao estilo.

Como citado, o undercut é versátil e pode variar bastante de pessoa para pessoa. Contudo, existem algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo a valorizar seus traços e agregar ainda mais elegância ao visual:

  • Caso possua um rosto redondo, prefira raspar ao máximo as laterais da cabeça e, na parte superior, utilize topetes altos ou fios arrepiados;
  • No caso de rosto quadrado, aparar os fios das laterais com uma máquina dois é uma ótima escolha, de maneira que arredonde e afine um pouco seu formato;
  • Por fim, para rosto alongado pode ser mais agradável deixar um volume médio nas laterais com a máquina três, e evitar topetes muito altos.
Imagem: prostooleh – br.freepik.com

Por outro lado, enquanto raspar as laterais da cabeça e cortar o restante do cabelo são tarefas realizadas exclusivamente pelos profissionais de beleza, manter o penteado definido pode ser feito – no dia a dia – por si próprio e em qualquer lugar. Isso porque é necessária apenas a utilização de produtos (como gel ou pomada) e um pente para ajudar a modelar.

Após os banhos, por exemplo, hidrate os fios e aplique o produto escolhido para a modelação – lembre-se de utilizar um pente para auxiliá-lo a finalizar o penteado da forma que desejar. No caso do topete, é interessante aplicar um spray finalizador para fixá-lo, permitindo que ele permaneça intacto por mais tempo e não seja deformado pelo vento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *