Beer sommelier explica a importância da espuma na cerveja e outras curiosidades

Quando se trata de cerveja, é comum que surjam diversas dúvidas, variando desde os significados de certas siglas que são estampas nos rótulos ou, até mesmo, qual a função da espuma. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, o Brasil tem um consumo anual de 14,1 bilhões de litros da bebida, bem como um faturamento de R$ 107 bilhões, colocando o país como um dos que mais consomem cerveja no mundo inteiro.

O beer sommelier Robson Vergillio, da cervejaria Berggren, explica o significado de alguns termos e fala sobre outras dúvidas recorrentes para quem quer saber mais sobre algumas curiosidades da bebida.

  • Afinal, o que é o dry hopping?

O dry hopping é o processo em que há a adição de lúpulo à cerveja durante a etapa de fermentação, com o objetivo de potencializar os aromas. Os lúpulos são compostos basicamente por dois elementos: as resinas e os óleos essenciais. Ao ferver o lúpulo, aparecem as resinas, que garantem o amargor e o aroma, mas se adicionados muito cedo à fervura, os óleos essenciais evaporam facilmente e perdem características aromáticas. A técnica de adicionar o lúpulo na fermentação garante aromas característicos e fiéis ao insumo escolhido para a receita.

Qual a importância da cor da garrafa de cerveja?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As garrafas podem variar da cor âmbar e marrom para preservar o aroma, cor e sabor da cerveja, servindo, assim, como um ‘filtro solar’.

Quando aquecido, o lúpulo presente na receita gera iso-alfa-ácidos, que são um dos responsáveis pelo amargor, mas quando presente em excesso, pode deixar a bebida com odor e cor desagradáveis.

  • Qual é o papel do malte?

O malte é qualquer cereal (grão) que passa pelo processo de malteação. Na maioria de nossas receitas, usamos o malte de cevada. Malteação é a germinação forçada do grão, onde são umedecidos, germinam e são secos, interrompendo assim a germinação. É o segundo maior ingrediente na receita de uma cerveja sendo responsável pela cor, aroma e sabor.

  • A importância de uma boa espuma

Através dela é possível avaliar o aroma, a qualidade, a temperatura e a conservação da bebida. Ela também serve como proteção do líquido evitando a oxidação. A espuma perfeita tem que ser compacta e com bolhas pequenas. Mas não se esqueça: cada estilo tem sua espuma característica, umas mais persistente outras menos. As cervejas mais flats, as sours por exemplo, são do estilo de não reter espuma.

Sobre a Berggren

Inaugurada oficialmente em novembro de 2015, a Berggren é uma cervejaria que produz cervejas de estilo clássico, além de outras inspiradas na Escola Americana. Com o Diretor Geral Lucas Bergrren à frente dos trabalhos, a empresa conta com fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas — algo presente em poucas cervejarias do país.

O projeto da cervejaria teve início entre 2008 e 2009, quando a família Berggren começou os estudos no funcionamento dos equipamentos. Com a montagem da fábrica entre 2013 e 2014, a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.

Fonte: Renato Lopes | Notícia Expressa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *